Loader

Anjos e Arcanjos

Anjos e Arcanjos

O Reino Celestial onde o Senhor tem o seu trono é povoado por seres divinos, entre eles os mais importantes são os anjos e os arcanjos. Mas, de fato, quem são exatamente os anjos e os arcanjos? Quais são as diferenças entre eles, mas também que relações eles mantêm? Por fim, quais são as suas missões respectivas e como eles ajudam os humanos?

De fato, os arcanjos são anjos de um nível superior e cada um deles é responsável por uma categoria de anjos cujas missões eles supervisionam e lhes são diretamente confiadas por Deus ou indiretamente através deles. Os anjos e os arcanjos são ambos mensageiros de Deus, mas os Arcanjos levam as mensagens mais importantes para as pessoas em questão, enquanto os anjos estão encarregados de questões mais correntes e da proteção dos humanos. Por exemplo, é o Arcanjo Gabriel que anuncia à Virgem Maria (mãe do Cristo no cristianismo, mas que também é reconhecida no islamismo) que em breve ela daria à luz ao filho de Deus. Para os muçulmanos, é com o nome de Djibril que ele ensinaria todo o Corão (livro sagrado do islamismo) ao seu profeta Maomé. Se os anjos estão envolvidos na luta contra o mal e os seus representantes, os demônios e espíritos inferiores; os arcanjos estão mais empenhados nos combates contra os demônios e os espíritos infernais superiores como na Grande Batalha Celestial que deveria acontecer no fim do mundo, chamada de Apocalipse na Bíblia.

Os anjos são mais responsáveis pela proteção cotidiana dos humanos e por lhes transmitirem mensagens de menor importância sobre a forma de  resolver os problemas comuns, ter sorte, encontrar o amor, ter  ou recuperar a saúde, realizar os desejos…

As palavras “Arcanjo” e “Anjo” provêm do antigo Grego. O que explica notadamente que as tradições anteriores à Grécia Antiga não utilizassem estes dois termos para se referirem a eles, ainda que muitas vias espirituais estejam repletas de referências a equivalentes de anjos e arcanjos como no zoroastrismo, tradição religiosa propagada por Zaratustra e que foi a religião dos Persas ao longo do primeiro milênio antes de Cristo. Assim a palavra “arcanjo” é composta pelo prefixo “arc” que significa “superior” e “anjo” que significa “mensageiro”. Em outras palavras, um arcanjo é um “anjo de nível superior” que vive muito próximo de Deus.

Testemunhos incontáveis da existência dos anjos e dos arcanjos

Os arcanjos e os anjos têm importância tão grande para os humanos que estes seres celestiais podem ser encontrados em muitas tradições e eventualmente com nomes diferentes. No entanto, as características a eles atribuídas são comuns, apesar das aparências diferentes que são encontradas nas diferentes tradições.

De fato, podem ser encontrados testemunhos e provas da existência dos anjos e arcanjos em tradições tão diferentes como o zoroastrismo, o judaísmo, o cristianismo, o islamismo e muitas outras crenças em todo o mundo.

Em geral, um arcanjo supervisiona um grupo de anjos com uma missão especial. Pode ir da proteção à cura, passando pela transmissão de ensinamentos espirituais que podem ser atribuídos quando uma pessoa os pede ou então no momento escolhido pelo Senhor para enviar uma mensagem a um ser humano em perigo, por exemplo, ou que deva ser preparado para uma missão especial.

As características universais dos arcanjos

Em todas as tradições, os arcanjos e os anjos são mensageiros que protegem os homens quando eles pedem ou quando eles estão em situações perigosas: na maioria das vezes depois de terem pedido a ajuda de Deus.

Ainda que geralmente os arcanjos e os anjos sejam referidos no masculino, na verdade estes seres celestiais não têm gênero e podem aparecer nas duas formas, masculina ou feminina, em função das tradições.

Os arcanjos e os anjos também não têm uma forma precisa. São vibrações de pura energia celestial que se encarnam sob aspectos físicos e visíveis para que os seres humanos possam vê-los e se comunicarem com eles.

Os arcanjos e os anjos aparecem assim muitas vezes na forma através da qual são representados nas crenças das pessoas que para eles apelam. Poucas seriam as pessoas com a capacidade de suportar vê-los em sua forma de pura energia, pois fisicamente o seu brilho é muito intenso e ofuscante, por essa razão para não as assustar, nem as desorientar e para poderem se comunicar com elas, eles aparecem na forma convencionada em cada crença. De fato, a forma dos anjos e dos arcanjos tem pouca importância, porque cada pessoa pode vê-los sob o aspecto que desejar ou que seja aceitável pelas suas crenças e pelo seu estado de espírito.

Seu lugar no reino celeste

Quando eles não estão em missão na Terra, os arcanjos estão perto de Deus no reino celestial e o mais próximos dele. Eles passam então o seu tempo a glorificá-lo ou a aceitar missões por Ele atribuídas antes de as distribuírem aos anjos que depois as vão concretizar.

Quando não estão em missão na Terra, os arcanjos combatem nos planos celestiais o mal e os seus representantes: os demônios.

Entre os quatro arcanjos mais famosos estão: Gabriel, Uriel, Rafael e Miguel, este último é quem dirige especialmente o combate contra as hordas infernais. Entre todas as tradições que falam de anjos: um deles é escolhido por Deus para cada um de nós. Mesmo que você não saiba qual é o seu, existe um dedicado à sua proteção que pode ajudar você no plano terrestre quando você assim desejar.

Desde o início dos tempos, existem muitos testemunhos incríveis da intervenção dos arcanjos e dos anjos por parte de pessoas que foram por vezes salvas de situações extremamente perigosas, que poderiam ser mortais, de uma forma milagrosa.

Pessoas em perigo grave que acreditavam que a sua hora havia chegado, viram assim aparecer não sabem de onde, um ser extraordinário que poderia ser um arcanjo ou um anjo em forma humana, com aparência de homem ou de mulher, para salvá-las do perigo antes de desaparecer tão rápido quanto apareceu.

Tags:
,